sábado, 19 de setembro de 2009

ERA UMA VEZ....

A idéia de promover melhoria de condições à comunidade ribeirinha de Entre-Ilhas no município de Cametá surgiu quando, em 2000, fui aprovada no vestibular da UEPa em Belém e como agradecimento à Deus fiz a entrega de brinquedos às crianças do lugar onde minha mãe nasceu e que até hoje abriga meu avô e muitos outros familiares.

Povo simples e batalhador, agradeceu o momento de alegria que proporcionei às crianças mas sugeriram que ao invés de brinquedos se possível eu levasse algo mais para ajudar as famílias. Como Pedagoga e conhecedora da realidade daquele povo através dos relatos de meus familiares, tomei conhecimento das dificuldades enfrentadas pelas famílias em conceder acesso à educação à todas as suas crianças. A realidade local era uma seleção dos "contemplados" com a aquisição de material escolar, os não contemplados ajudariam no sustento da família e a escola ficava para outro momento, visto que as condições financeiras das famílias para compra de material era insuficiente. Assim,entre amigos iniciei a arrecadação de material escolar à todas as crianças matriculadas no ano letivo de 2001 nas escolinhas das ilhas.
Ao longo destes anos, o ingresso à escola tornou-se realidade de todas as crianças de Entre-ilhas e o recebimento do material escolar o grande incentivador para a permanência na escola.
Com a ajuda de meus familiares e amigos o projeto hoje atende todas as famílias da localidade Entre-ilhas (que se tornou foco da ação) e o material doado é suficiente para todo o ano letivo.
Continuar este trabalho é minha missão anual,só é possível por contar com a ajuda de pessoas como você que agora conhece um pouco mais do trabalho.
A educação é direito de todos, o acesso é oportunizado pelos órgãos públicos mas a permanência tem sido possibilitada por obra dos "Amigos da Ilha"

2 comentários:

Unknown disse...

É isso ai, se todos tivessem a mesma inciativa nosso estado estaria muito mais valorizado em relação a nossa educação. Porque,infelizmente, ainda é muito grande o contingente de crianças e jovens que nao têm acesso a educação nos interiores do estado do Pará. Sinto grande prazer de fazer parte desta iniciativa. Parabéns a Raquel. Adooooro!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo projeto, fascinante! São poucas as pessoas que ainda possuem esta disposição para ajudar o seu próximo. Que bom que vocês fazem a diferença. As imagens são emocionantes e comoventes. Obrigada, vocês me fizeram um bem imenso, e ajudarei como puder, entrarei em contato com RAQUEL FERREIRA.