sábado, 19 de setembro de 2009

COMO POSSO AJUDAR?

Você pode ajudar de várias maneiras a campanha
"Amigos da Ilha"

- Doação individual em material: você adquire a quantidade de material que puder e entrega diretamente para mim. (contato: 8125-7061);

-Doação individual financeira: feita através de depósito ou tranferência bancária (Banco do Brasil Agência 0765x Conta Corrente 43040-4) ou com a doação em espécie entregue em mãos com antecedência para aquisição do material; se for depósito AVISE-ME QUANDO DEPOSITAR!

- Doação coletiva: você divulga o Projeto em seu trabalho,empresa, escola, igreja e arrecada um montante de material, pode trazer em casa ou ligar que eu dou meu jeito de ir buscar :D

- Doação institucional: se você acha que pode encaminhar um ofício para alguma empresa ou instituição que poderá patrocinar o Projeto entre em contato através do email: amigodailha@gmail.com que envio à você um ofício com detalhamento do projeto.

- Doação de outros materiais: livros,brinquedos, cestas básicas,biscoitos, bonbons, material de higiene pessoal, medicamentos...tudo pode fazer parte da doação...basta que eu receba em quantidade suficiente para atender todas as famílias.

- Doação de serviço: você quer participar voluntariamente com alguma ação dentro de sua área profissional e que isto faça parte do Dia D na ilha, conte-me sua proposta...advogados,dentistas,agrônomos...todas as profissões são muito bem vindas! Já tenho uma Médica (Brenda) e uma Bióloga (Elízia) com missões específicas...quer ajudar também?

- Meta para 2010 : Este ano além do material, se houver tempo e apoio, estou com a meta de levar camisas e bolsas/pastas/mochilas estilo de congresso para doar às crianças.Eles não tem uniforme na escolinha da ilha e o transporte por canoa às vezes faz com que o material molhe.

Vamos lá?
Mãos à obra!

MUITO MAIS QUE AMIGOS, PARCEIROS!

Muitas pessoas me ajudam anualmente, amigos e principalmente meus familiares...mas gostaria de dedicar este espaço aos que extrapolam os limites da doação e recebem diretamente a recompensa pelo apoio:
o sorriso de nossas crianças.
Obrigada é insuficiente para representar a importância do carinho de vocês.
Brenda (minha "dotôra" presente desde o ano 01 do projeto, Igor (papai noel oficial, amigo que também faz parte dessa história) ,Alcemir (Macaco Ximbica), Rosana (teté ou onça Eliete para os íntimos), Janice (minha "prima gêmea" "minina das letras e da estórias") Alexandre (meu môzão), Elizia Helena (em defesa do meio ambiente)

Quer fazer parte desta equipe? Seja também um AMIGO DA ILHA!

O QUE CADA CRIANÇA RECEBE?

LISTAGEM de MATERIAL por Kit
Cada criança recebe um kit de acordo com a série em que está matriculado mas que obedece o seguinte padrão com alteração apenas na quantidade:

Caderno de 10 matérias (capa dura com arame 260 folhas)
Caderno brochura capa dura (pequeno sem arame)
Caneta esferográfica
Borrachas
Lápis preto comum
Tesoura escolar sem ponta (pequena)
Apontador com depósito
Cola branca pequena
Lápis de cor (caixa grande com 12 cores)
Régua 30cm
foto:material recebido em 2009

METAS PARA 2010!

Ao longo destes 9 anos, o Projeto Amigos da Ilha vem crescendo o número de voluntários e de objetos doados.
Nos primeiros anos, a doação era de material suficiente apenas para o primeiro semestre do ano letivo;
Em seguida os cadernos tornaram-se suficientes para o ano inteiro;
Depois foi a vez dos lápis, canetas,borrachas e afins...duram o ano inteiro!
A partir daí as crianças em idade não escolar também passaram a participar da manhã alegre recebendo brinquedos e kits para alimentação.

Em 2007, o dia da entrega ficou mais festivo, com a presença da equipe do Museu Emílio Goeldi, Macaco Ximbica,Onça Eliete e tia Janice proporcionaram às crianças e adultos a primeira apresentação teatral e contação de histórias de suas vidas....e se tornaram amigos da ilha!










Em fevereiro de 2009 além do kit completo, as crianças receberam cadernos de caligrafia, tabuadas, pastas de elástico,escovas de dente e a aplicação de flúor! Neste mesmo ano, as mamães receberam gratuitamente pílulas anticoncepcionais. Tudo com a supervisão da Drª Brenda Diniz. Amiga da Ilha desde o 02º ano da campanha!
A meta para 2010 é um grande desafio,
que depende de você para ser concretizado!
As crianças não possuem uniforme escolar e nem mochilas ou algo para acondicionar seu material durante o transporte nas canoas.
Que tal conseguir além do material escolar camisas e pastas/mochilas para os pequenos moradores de Entre-Ilhas?

ERA UMA VEZ....

A idéia de promover melhoria de condições à comunidade ribeirinha de Entre-Ilhas no município de Cametá surgiu quando, em 2000, fui aprovada no vestibular da UEPa em Belém e como agradecimento à Deus fiz a entrega de brinquedos às crianças do lugar onde minha mãe nasceu e que até hoje abriga meu avô e muitos outros familiares.

Povo simples e batalhador, agradeceu o momento de alegria que proporcionei às crianças mas sugeriram que ao invés de brinquedos se possível eu levasse algo mais para ajudar as famílias. Como Pedagoga e conhecedora da realidade daquele povo através dos relatos de meus familiares, tomei conhecimento das dificuldades enfrentadas pelas famílias em conceder acesso à educação à todas as suas crianças. A realidade local era uma seleção dos "contemplados" com a aquisição de material escolar, os não contemplados ajudariam no sustento da família e a escola ficava para outro momento, visto que as condições financeiras das famílias para compra de material era insuficiente. Assim,entre amigos iniciei a arrecadação de material escolar à todas as crianças matriculadas no ano letivo de 2001 nas escolinhas das ilhas.
Ao longo destes anos, o ingresso à escola tornou-se realidade de todas as crianças de Entre-ilhas e o recebimento do material escolar o grande incentivador para a permanência na escola.
Com a ajuda de meus familiares e amigos o projeto hoje atende todas as famílias da localidade Entre-ilhas (que se tornou foco da ação) e o material doado é suficiente para todo o ano letivo.
Continuar este trabalho é minha missão anual,só é possível por contar com a ajuda de pessoas como você que agora conhece um pouco mais do trabalho.
A educação é direito de todos, o acesso é oportunizado pelos órgãos públicos mas a permanência tem sido possibilitada por obra dos "Amigos da Ilha"